Biografia

  • Natural da Itália, Francesco Luciani é músico, compositor, formador e professor. A sua carreira de concertista divide-se entre a Europa, África e a América Latina. Toca como solista, com orquestras e em agrupamentos de música de câmara. Tem vários livros, e-books e discos editados. Leccionou em diversas escolas e conservatórios de música. Realiza masterclasses e cursos de aperfeiçoamento de guitarra clássica. Atualmente é professor nas escolas portuguesas e italianas. É formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
  • Aperfeiçoamento da técnica guitarrística
  • Francesco Luciani obteve o Diploma Superior de Guitarra Clássica no Conservatório Superior de Música “A. Casella” (L'Aquila, Itália), com nota máxima. Prosseguiu depois os seus estudos superiores em Portugal, onde concluiu o Mestrado em Música e o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa. Foi aluno de José Piñero Nagy, reputado professor e um dos principais impulsionadores da guitarra clássica em Portugal, Olga Pratts e António Pinho Vargas, famosos vultos no panorama da música clássica nesse país. Foi também aluno bolseiro do LVI Curso Universitario Internacional de Música Española – “Música em Compostela” (Universidade de Santiago de Compostela – Espanha), sob a orientação do professor José Luís Rodrigo, reputado especialista e profundo conhecedor da música espanhola para guitarra clássica. Para aperfeiçoar e aprofundar os seus estudos, frequentou várias master classes com professores de renome internacional como Eduardo Isaac, Bruno Battisti D’Amario, Giampaolo Bandini, Matteo Mela e Alberto Ponce, entre outros. Estudou guitarra flamenca com Gerardo Nuñez, famoso virtuoso da música flamenca e professor.
  • Composições e gravações | Trabalhos de edição musical
  • Entre os seus livros conta-se a edição de uma transcrição de um conjunto de sonatas de Carlos Seixas para guitarra clássica ("Cinco Sonatas de Carlos Seixas para Guitarra", AvA Musical Editions), o livro "12 Studi per Chitarra" (AvA Musical Editions), e o livro "5 Preludi per Chitarra" (AvA Musical Editions), cuja edição em papel surge a partir da publicação de um ebook de peças didácticas para este instrumento ("5 Preludi", Kindle Editions). Em 2017 lançou o livro "Quatro Toccatas" (AvA Musical Editions), uma transcrição de tocatas de Carlos Seixas para duas guitarras. Lançou também o CD "Sonatas Ibéricas" (Editora Ovação). O seu mais recente trabalho discográfico é o disco "J.S. Bach - Sonata/ Suite/ Partita".
  • Concertos | Música ao vivo em diferentes partes do mundo
  • Como concertista, Francesco Luciani actua regularmente em reputadas salas de concerto da Europa, África e América Latina. Conta com a participação em vários concursos nacionais e internacionais, entre os quais se destaca o concurso Fernando Sor (Itália), Joaquim Rodrigo (Espanha), H. Villa-Lobos (Espanha) e N. Paganini (Itália). Desenvolve o seu trabalho sobretudo a solo, mas também em agrupamentos de música de câmara e com orquestra, tendo colaborado, por exemplo, com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. É membro fundador do "Lusitalia Classical Duo".
  • Deu concertos ao vivo em meios de comunicação como a Antena 2 e a RTP. Em conjunto com a equipa da Antena 2, foi um dos ideadores do programa "Concerto Aberto", onde foi um dos primeiros músicos convidados, tendo tocado ao vivo para o efeito na Faculdade de Ciências da Universiade de Lisboa.
  • Tocou para várias personalidades, entre as quais se contam suas Excelências os Embaixadores do Uruguai e da Venezuela em Lisboa, a Ministra da Cultura Gabriela Canavilhas e altos dignatários do Vaticano. Realizou também um concerto a convite de D. Fernando de Mascarenhas, Marquês de Fronteira.
  • Tocou na Temporada da Orquestra de Cascais e Oeiras, no Ciclo de Concertos da Casa Museu Bissaya-Barreto (Coimbra), na Temporada de Música de Cascais, no Ciclo de Música e Poesia Brasileira de Lisboa, na Temporada de Música da Casa da América Latina (Lisboa), Temporada Música à Tarde (Lisboa), Ciclo di Compositori “Musica Moderna” (L’Aquila, Itália), Temporada de Música dos Açores, Ciclo Nuovi Compositori (L’Aquila, Itália), Ciclo Peças Frescas – Teatro São Luiz (Lisboa), Festival Internacional “Musica em Compostela” (Santiago de Compostela, Espanha), Ciclo de Música nas Capelas (Brasil), no Festival Percursos da Música (Ponte de Lima), entre outros.
  • Aulas | Actividade Didáctica
  • Francesco Luciani leccionou nos conservatórios do Funchal (Madeira), Portalegre, no Conservatório de Música da Metropolitana (Lisboa) e nos Conservatórios de Música de Coimbra, Porto e Braga. Deu numerosos concertos didácticos em vários conservatórios italianos, e realiza master classes e cursos de aperfeiçoamento de guitarra clássica. Atualmente é professor em escolas italianas e portuguesas. É formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, dando formação na área da didática musical, música, educação musical e na área de instrumento.

Próximos concertos e atividades

Concertos, masterclasses, apresentações públicas de trabalhos, cursos e workshops.

Consultar Agenda