Lusitalia Classical Duo

  • Fundado em 2016 pelos músicos Francesco Luciani e Pedro Queirós, o Lusitalia Classical Duo deve o seu nome à nacionalidade dos seus fundadores e origem clássica da sua formação. O repertório deste duo vai desde a música antiga à música contemporânea, ultrapassando fronteiras geográficas para levar música de câmara de qualidade ao público. As vozes do violino e da guitarra clássica criam um diálogo musical que encanta e leva mais além os programas propostos a concerto.
  • Pedro Queirós | Violino
  • Pedro Queirós iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu os cursos gerais de violino e piano na classe do professor Alberto Gaio Lima e Isabel Rocha, respetivamente. Posteriormente ingressou na Escola Superior de Música do Porto, tendo concluído o curso superior de violino em 1992 sob a orientação dos professores Alberto Gaio Lima e Gerardo Ribeiro. Continuou os seus estudos na Northwestern University (E.U.A) na classe de violino do professor Gerardo Ribeiro, obtendo o grau de Master of Music em 1995.
  • Participou nos Cursos Internacionais de Música de Dénia; Cursos Internacionais da Costa do Estoril; Cursos de violino promovidos pela Fundação Calouste Gulbenkian e Curso Internacional de Música Antiga de Lisboa. Entre 2002 e 2003 participou em várias master classes de violino barroco orientadas pelo professor Richard Gwilt. Trabalhou igualmente música de câmara com Jaime Mota e Ilia Laporev. Participou também em cursos de direção coral e de orquestra com os maestros Gunther Arglebe, Omri Hadari, Robert Houlihan, Roberto Perez, Gerald Kegelmann, Manuel Ivo Cruz e José Robert.
  • Foi selecionado para diversas orquestras, tais como: Orquestra Portuguesa da Juventude, Orquestra de Jovens da Grécia, Orquestra de Câmara da Escola Profissional de Música de Espinho e Orquestra de Câmara “Fiori Rari”.
  • Lecionou violino, música de câmara, naipe e prática orquestral na Escola Profissional de Arte de Mirandela. Entre 1996 e 2010 foi professor de violino na Academia de Música de S. Pio X de Vila do Conde, tendo também lecionado na Academia de Música de Paredes e de 2010 a 2013 na Companhia da Música de Braga. Numa vertente teórico-prática tem vindo a desenvolver ações de formação e a elaboração de trabalhos relativos à pedagogia e didática do violino.
  • Tem- se apresentado em recitais a solo e com piano e colabora em diversos agrupamentos de música de câmara. Foi elemento da Orquestra do Norte; Camerata ESPROARTE; Companhia da Música Ensemble; colaborou com a Orquestra Nacional do Porto e Orquestra Remix da Casa da Música. Atualmente é chefe de naipe dos segundos violinos na Orquestra de Guimarães e participa regularmente em concertos com a Orquestra da Universidade do Minho. Desde 2013 é professor de violino e da Orquestra de Cordas do 7º/8º anos no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.
  • Francesco Luciani | Guitarra Clássica
  • Francesco Luciani é músico, compositor e professor de guitarra clássica e de música de câmara. Lecionou nos Conservatórios do Funchal e de Portalegre, no Conservatório de Música da Metropolitana (Lisboa) e nos Conservatórios de Música de Coimbra e do Porto. Atualmente é professor no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
  • É natural de Avezzano (Itália), e obteve o Diploma Superior de Guitarra Clássica no Conservatório Superior de Música 'A. Casella' (L'Aquila, Itália) com nota máxima. Prosseguiu depois os estudos superiores em Portugal, onde concluiu o Mestrado em Música e o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo sido aluno de José Piñero Nagy, Olga Pratts e António Pinho Vargas. Frequentou várias master classes e cursos com professores de renome internacional como Eduardo Isaac, Bruno Battisti D'Amario, Giampaolo Bandini, Matteo Mela, José Luís Rodrigo e Alberto Ponce, entre outros. Estudou guitarra flamenca com Gerardo Nuñez.
  • Atua regularmente em reputadas salas de concerto na Europa e na América Latina, tendo participado em diversos ciclos de música e festivais. Desenvolve o seu trabalho a solo, em agrupamentos de música de câmara e com orquestra, tendo colaborado, por exemplo, com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Participou igualmente em diversos programas de rádio e televisão em Portugal e na Itália.
  • Tem vários livros e e-books editados, entre os quais uma transcrição de um conjunto sonatas de Carlos Seixas para guitarra clássica sob a chancela da AvA Musical Editions, editora que editou também os livros "5 Preludi per Chitarra", "12 Studi per Chitarra" e "Quatro Toccatas de Carlos Seixas", esta última obra uma transcrição para duas guitarras. Tem editados dois trabalhos discográficos com a editora Ovação, "Sonatas Ibéricas" (2013) e "J.S. Bach - Sonata/Suite/Partita" (2016).

Lusitalia Classical Duo em Concerto

19/04/2016

Concerto de estreia no Palácio do Raio (Braga - Portugal).

27/05/2016

Concerto no Rivoli Teatro Municipal (Porto - Portugal).

16/07/2016

Concerto no Festival Percursos da Música (Ponte de Lima - Portugal).

Novidades

A anunciar em breve.

Próximos concertos Lusitalia Classical Duo

Consultar Agenda